O Santander está oferecendo aos funcionários do banco e também das empresas coligadas, exames preventivos sem a cobrança da coparticipação durante de todo o mês de novembro. A iniciativa faz parte da campanha “Novembro Azul”, que visa alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele.
Os exames disponibilizados pelo banco são: Colesterol total e fracções, Triglicérides, Glicemia de jejum e Antígeno Prostático Específico (PSA). Este último, é um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata. Níveis altos dessa proteína podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata.
É importante que os funcionários, ao se consultarem com urologista ou proctologista, também façam o exame de toque retal. Através dele, é possível detectar alterações na próstata sugestivas de câncer, muito antes de ocorrer alterações do PSA.
Estes exames devem ser realizados todos os anos a partir dos 50 anos de idade. Os homens que tiverem histórico familiar de câncer de próstata, devem realizá-los a partir dos 45 anos.
Sinais e sintomas
Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são:
- dificuldade de urinar;
- demora em começar e terminar de urinar;
- sangue na urina;
- diminuição do jato de urina;
- necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Prevenção é o melhor caminho! Aproveitem a oportunidade, bancários!