Durante reunião realizada no dia 27 com representantes dos trabalhadores sobre promoção por mérito, a Caixa Econômica Federal apresentou os dados do pagamento do delta referente a 2022, recebido pelos empregados no ano corrente.
Segundo o banco, todos os empregados que cumpriram os critérios definidos receberam um delta referente à promoção por mérito de 2022. Entre todos que receberam a promoção, 6% eram chefes de unidade, 24% de média gestão, 45% de função técnica e 25% sem função gratificada. Com relação ao local de trabalho, 72% dos que receberam trabalham na rede de agências, 20% em filiais e 8% na matriz.
Já os que não receberam, foram excluídos pelos seguintes motivos:
- Trabalharam menos do que 180 dias em 2022 (1.752 empregados);
- Tinham alguma penalidade de suspensão (79);
- Registro de censura ética (1);
- Tiveram uma ou mais falta injustificada (718);
- Estavam com contrato de trabalho suspenso na data do pagamento (139).
Além desses, os 3.446 empregados que chegaram ao teto da carreira não recebem o delta distribuído linearmente aos demais.
Vale lembrar que em 2021, ficou definido que o banco distribuiria um delta para todos os empregados elegíveis e um segundo delta para os empregados que atingissem a avaliação “excepcional” no programa de Gestão de Desempenho de Pessoas (GDP). Contudo, no ano passado, a Caixa distribuiu apenas um delta linearmente e não distribuiu o segundo delta, alegando problemas de orçamento.
2023-2024
A definição dos critérios para pagamento dos deltas do período 2023-2024 ainda não foram definidas. Na negociação realizada nesta semana, a representação dos empregados solicitou que o banco ” permita uma avaliação justa dos trabalhadores e valorize a todos não apenas pela parte comercial, mas também pelo atendimento social que a Caixa precisa realizar”.
A próxima reunião será no dia 13 de julho.