No final de maio, o Santander iniciou uma pesquisa interna para avaliação da instituição. Cada empregado do banco deveria responder o questionário, que solicitava uma pontuação sobre diversos temas. Apesar de constar uma escala de 0 a 10, os funcionários recebiam “orientação” dos líderes (antigos gerentes gerais) para que fosse dada nota 9 ou 10 a todas as perguntas. Segundo eles, as notas de 6 a 8 eram nulas, sendo possível escolher somente as notas abaixo de 6 – que são consideradas insatisfatórias – ou as mais elevadas.
O caso foi denunciado ao Sindicato dos Bancários de Bauru e Região por diversos funcionários do banco. Diante da situação, a entidade entrou em contato com o gerente regional do Santander e com a Relações Sindicais, advertindo a forma de avaliação que, claramente, foi uma coação aos trabalhadores, realizada com a única finalidade de obter avaliação máxima da instituição.
Para o Sindicato, é inadmissível que os funcionários sejam pressionados a avaliar o Santander através de uma pesquisa de satisfação manipulada. Se o banco tem o intuito de melhorar seu desempenho, deve buscar respostas verdadeiras, dadas espontaneamente.
Denuncie!
Todos os bancários podem denunciar ao Sindicato qualquer abuso ou irregularidades que estejam sendo praticadas nos bancos. As denúncias podem ser realizadas por e-mail ([email protected]), ou pelo WhatsApp (14 99868-4934). O sigilo é garantido!