SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Caixa divulga calendário de vacinação contra H1N1 e dá continuidade às negociações sobre condições de trabalho

06/04/2023

Bancos: Caixa Econômica Federal

Compartilhe:

A Caixa Econômica Federal anunciou que a campanha de vacinação deste ano contra a gripe (H1N1) irá começar no dia 17 de abril em diversos estados.

No dia 24, a segunda leva começa a ser aplicada nas próprias unidades do banco e a última, no dia 9 de maio. O banco fará um comunicado aos gestores das unidades com o calendário de vacinação. Por determinação do Ministério Público Federal, não há previsão de reembolso do valor aos empregados que optarem por realizar a vacinação em um local de sua preferência.

O anúncio foi dado no dia 4, durante mais uma reunião do Grupo de Trabalho sobre Condições de Trabalho, composto por representantes dos empregados e da CEF.

PCDs

Na reunião, a Caixa também apresentou um plano de adequação aos requisitos de acessibilidade e disse que tem uma meta de adequar 10% das agências com necessidade de adaptação ainda em 2023.

Representantes dos trabalhadores ressaltaram que é preciso garantir acessibilidade sem prejudicar os demais trabalhadores. Como exemplo, foi citada a nivelação dos pisos nos espaços destinados aos caixas e as gavetas de numerário, mudanças implementadas pelo banco no novo modelo com acessibilidade.

Além disso, foi solicitado que o banco reduza a jornada de empregados que sejam responsáveis por pessoas com deficiência (PCDs). A solicitação foi realizada com base na decisão concedida em dezembro pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que decidiu que servidores públicos municipais e estaduais que sejam cuidadores de pessoas com deficiência têm direito à redução de 30% a 50% da jornada de trabalho. O banco ficou de analisar o pedido e responder na próxima reunião.

Metas

Sobre cobrança de metas, os empregados levantaram a questão de como a Gestão de Desempenho de Pessoas (GDP) será substituída, já que a nova presidente do banco, Rita Serrano, afirmou que o programa será revisto.

Além disso, solicitaram um relatório com a quantidade e localidade de empregados afastados e os respetivos códigos de Classificação Internacional de Doenças (CID). Esse relatório tem grande importância para elucidar os motivos dos afastamentos e, assim, proporcionar um melhor direcionamento no combate ao o que leva esses tipos de adoecimento.

Outros pontos

A reivindicação de novas contratações foi pautada novamente, com destaque para real urgência da medida, já que a maioria das unidades do banco registram sobrecarga de trabalho.

Também foram reivindicadas a volta das pesquisas de satisfação dos empregados com o banco; e que as palestras e eventos sejam realizados em horário que facilitem a participação dos empregados.

A próxima reunião do Grupo de Trabalho sobre Condições de Trabalho ainda não foi agendada.

Notícias Relacionadas

Cliente agride funcionária terceirizada da CEF em Santa Cruz do Rio Pardo

Caixa Econômica Federal 30/12/2024

Mais um caso de goteira! Sindicato intervém e CEF de Fartura inicia reparo em forro nesta sexta-feira (27)

Caixa Econômica Federal 27/12/2024

Agência Bauru da CEF é depredada durante a madrugada

Caixa Econômica Federal 26/12/2024

Newsletter