A primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) sobre Condições de Trabalho da Caixa Econômica Federal ocorreu no dia 3 e discutiu pautas importantes para os funcionários, como: mais contratações, cultura inclusiva e retomada do Programa Fique Bem, entre outras.
O GT, previsto na cláusula 45 do Acordo Coletivo de Trabalho da categoria, é composto por 8 integrantes, sendo 4 indicados pela Caixa e 4 pelos representantes dos empregados.
Como prioridade, foi discutida a necessidade urgente de recomposição do quadro de funcionário, para que o banco público se recupere do verdadeiro processo de desmonte imposto pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados. Foi ressaltado que em 2014, o banco chegou a ter 101 mil empregados, mas, atualmente, tem apenas 87.221 empregados.
PCDs
Segundo o banco, a instituição emprega atualmente 4.314 pessoas com deficiência (PCDs), das quais 43,7% têm funções gratificadas.
Foram reivindicadas melhorias na acessibilidade, tanto nos sistemas quanto nas unidades do banco; o reforço das ações de sensibilização de gestores quanto a recepção dos trabalhadores PCDs; a criação de comitê multidisciplinar de acompanhamento e aprimoramento de cultura inclusiva; e a prioridade na opção pelo teletrabalho aos empregados PCDs com filhos de até seis anos.
Programa Fique Bem
A Caixa anunciou a retomada do Programa Fique Bem, que visa promover a saúde dos empregados dentro e fora do ambiente de trabalho. Confira as ações que fazem parte do programa:
- Nutrição e hábitos saudáveis: sensibilizar para a prática alimentar saudável. O gestor da unidade manifesta interesse de participação para a CEREP.
- Programa de Readaptação Profissional (PRP): o antigo PRO busca promover a readaptação do empregado ao ambiente de trabalho e reabilitação ocupacional para os empregados participantes do Reabilita INSS. A CEREP identifica o empregado público alvo.
- Programa da Saúde da Mulher e do Homem: incentiva o rastreamento precoce de câncer de colo do útero e mama para as empregadas e próstata para os empregados. Disponível no portal Integra Mais.
- Fique Bem Saúde Emocional: até três atendimentos com psicóloga e um com psiquiatra são custeados pela Caixa. Cadastramento no aplicativo Conexa Caixa.
- Fique Bem Atividade Física (convênio com Gympass): conecta empregados, aposentados e seus dependentes a atividades esportivas.
- Atividades Laborais: promove a saúde e bem estar no ambiente de trabalho (solicitação da unidade para a CEREP).
- Vacinação antigripal: oferece vacinas contra as cepas da gripe do ano.
Durante a reunião, também foi destacado que empregados da CEF podem utilizar sem custos, cinco aplicativos de bem estar do Gympass até o mês de dezembro.
Comitê de realocação
Por fim, os representantes dos empregados cobraram a retomada do Comitê de Realocação, como uma instância para apoiar trabalhadores que, por qualquer razão, necessitem ser realocados de unidade.
O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região espera que a nova gestão da Caixa atenda as reivindicações citadas no GT. Nos últimos anos, o número de afastamentos no banco aumentou drasticamente, em razão das metas abusivas, sobrecarga de trabalho e assédio moral.
(Na foto, protesto realizado pelo Sindicato na CEF Centenário em 2019, contra demissão de PCD em estágio probatório)